Sobre

A ideia desse site é disponibilizar de maneira gratuita as tabelas de insumos, serviços e catálogo de composições analíticas da fonte SINAPI em Excel para os profissionais da área de construção civil. A Caixa disponibiliza esses dados em PDF, o que diminui a eficiência na hora da montagem do orçamento. Com as tabelas em Excel é possível automatizar parte do trabalho e aumentar sua eficiência.

Anúncios

37 comentários sobre “Sobre

      • Que incrível! Iniciativa fantástica!

        Seria pedir de mais, a publicação desse script, por exemplo no GitHub? Existem meses mais antigos do SINAPI que precisamos e o site infelizmente não tem, então seria muito útil poder gerar essas versões.

        Curtir

      • Eu também apreciaria bastante a ideia de disponibilizar o script no github. Eu vou precisar de umas tabelas mais antigas para usar como referência em umas licitações, e o seu script ajudaria bastante. Eu pensei em criar um script para comparar uma tabela excel com a tabela de insumos, achando os resultados mais próximos.

        Curtir

    • Olá, Itamar. O processo que eu utilizo de conversão das planilhas SINAPI é feito baseado no formato das tabelas. O que isso quer dizer: o script que pega o texto extraído e arruma tudo funciona exclusivamente nas planilhas SINAPI, por isso não serviriam para essa tabela que você indicou. Infelizmente não posso ajudá-lo nisso.

      Curtir

    • Ao clicar no link uma nova página será aberta redirecionando para o site MEGA, onde as planilhas estão hospedadas. Basta dar dois cliques na planilha do estado desejado que o download irá iniciar normalmente.

      Curtir

  1. Cara, recentemente fiz uma macro no excel que separa os campos para insumos, porém para serviços tive dificuldade em agrupar as descrições completas, ficando só com a primeira linha. As suas estão completas, era tudo que eu precisava, e acredito que muitos estão agradecidos também. Espero que todos ajudem a manter o site, não só se beneficiar do conteúdo, grande abraço e parabéns pela iniciativa.

    Curtir

    • Bem legal. A necessidade de converter os PDFs para xls ou txt foi exatamente para utilizar em um programa de busca nas bases. Só que eu fiz utilizando visual basic devido à fácil integração com o pacote office da própria Microsoft, pois exporto algumas informações já formatadas de acordo com a necessidade do meu trabalho do programa para o xls. Eu tenho também as listagens de preços do SCO-RJ, caso te interesse posso te passar por email.

      Curtir

      • Ah quero sim, por favor! Assim vou poder testar buscas em várias cidades também.
        Você já tem meu email aí pelo wordpress acho? Senão te passo aqui.

        Estou tentando encontrar esse tipo de dados fora do país também, mas poucos países desenvolveram essas pesquisas tanto como aqui… Quando falo pros norte-americanos que temos aqui várias fontes de preço públicas, e que são bastante confiáveis inclusive, ficam de queixo caído 🙂

        Curtir

  2. Bom dia! Muito bom este trabalho. Gostaria de saber se há a publicação das composições de custos unitários com as composições auxiliares abertas também.
    Obrigado.

    Curtir

  3. Agradeço sua iniciativa. É de Pessoas assim que o Mundo está precisando.

    Estou precisando de ajuda.
    Não estou conseguindo abaixar os arquivos de insumos e composições, pois toda vez que solicito, ele direciona para um programa de “nuvens” chamado MEGA, fica rodando, rodando e não abaixa.
    Se alguem puder me ajudar, antecipadamente agradeço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s